26/03/2019
Aposto que estava achando que era vinho branco!!! Mas é Kombucha de gengibre!!! Gosta de Kombucha? Trata-se de uma bebida elaborada a partir da fermentação do açúcar em soluções com chás juntamente com uma cultura de bactérias acéticas e fungos. A cultura de microorganismos da Kombucha fermenta o açúcar da infusão, que irá servir de substrato para os microorganismos se desenvolverem e enriquecerem essa bebida com diversos nutrientes, principalmente ácidos graxos de cadeia curta e vitaminas do complexo B. A kombucha dá um pouco de trabalho para fazer, alguém aí já fez???? Primeiro faz-se a fermentação básica por alguns dias com chá verde + açúcar + cultura de microorganismos; em seguida faz-se a segunda fermentação, passo em que se escolhe o sabor, momento de se usar a criatividade, gosto de gengibre, maçã, frutas vermelhas, maracujá... O grande potencial da kombucha é sua capacidade antioxidante, anti-inflamatória e digestiva (ajuda demais na digestão), maiores motivos que tenho para usá-la. Muitos me perguntam: “não tem açúcar?, não tem álcool?”. O açúcar é usado como substrato para fermentação, no produto final a concentração de açúcar é baixa, grande parte foi consumida pelas bactérias no processo de fermentação; álcool tem sim, mas em pequena quantidade, uma vez que, além dos ácidos graxos de cadeia curta (gorduras boas) o álcool também é um produto da fermentação. Brinco que a kombucha é meu refrigerante rsrs. Bora tomar uma kombucha? Bom domingo!