07/04/2022
A pessoa caminha em zigue-zague, atravessa diversas vezes a rua, hora colada no muro, hora na borda da calçada. Típico comportamento de um **caçador de sombras,** afinal caminhar nas ruas das cidades em dias de sol intenso é um desafio à parte.
A gente vai fritando, suando, queimando o couro cabeludo, até que chega a abençoada sombra da abençoada árvore que algum vizinho, muito abençoado, plantou na calçada. E ali a gente esfria um pouquinho as ideias antes de encarar os próximos metros de sol escaldante.
A arborização urbana vai muito além de deixar a fachada das residências e estabelecimentos “bonitinhas”. Há inúmeros serviços ambientais que as árvores desempenham e que trazem benefícios perceptíveis e muito importantes para o bem-estar de quem mora nas cidades.
O principal deles é a regulação microclimática. O concreto que cobre cada vez mais as cidades absorvem a radiação e geram um efeito conhecido como ilhas de calor. As árvores, quando presentes, regulam esse efeito de superaquecimento pois geram sombreamento em boa parte desse concreto, eliminam v***r de água pelas folhas, aumentam a umidade do ar favorecendo a formação de nuvens e chuva, e gerando inclusive a economia de energia para conforto térmico nas edificações.
Além desses serviços, melhoram a drenagem urbana, a qualidade do ar, protegem contra ventos, ruídos, sem falar da proteção da biodiversidade e do bem-estar associado ao contato mais próximo com a natureza.
Nem por isso devemos sair plantando qualquer árvore em qualquer lugar. Para que a arborização urbana tenha seu melhor papel desempenhado, devemos escolher espécies de árvores adequadas. Muitos municípios já tem elaborados planos diretores para arborização urbana, considerando múltiplos aspectos.
O recado final aqui é: árvores APROPRIADAS na calçada, SIM!!!