19/12/2022
O natal no varejo, não é fácil.
Eu sei.
Se você chegou aqui agora, talvez não saiba mas a minha história com o varejo e o visual merchandising começou quando fui gerente de loja na Riachuelo.
O ano era 2015, a loja era nova, a equipe também e a rotina punk!
Eu trabalhava de segunda à sábado em uma rotina que era mais ou menos assim:
- Começava às 7h30min para receber caminhão com mercadoria,
- Depois ia revisar a área de vendas e ver oportunidades de produtos para reabastecer, para realocar e ver se tinha ficado peças no provador da noite anterior,
- Tinha que ler 230 emails corporativos que poderiam ser resumidos em 5,
- Às 10h a loja abria e antes eu tinha que fazer reunião com a equipe para passar as mtas do dia e os resultados do dia anterior, esse era o momento pra ver também se todos os colaboradores estavam presentes.
Loja aberta, ok!
Dai era hora de passar em cada setor e ver como cada um da equipe estava emocionalmente e também em relação às suas funções. Aquela hora de elogiar e cobrar (né) hehehe!
Ser gerente de loja pra mim era isso: conhecer pessoas, dominar processos e alcançar resultados.
Não dava pra ser gerente sentada na cadeira do escritório, gerente bom, era gerente no chão de loja.
No natal era provador lotado, área de vendas bagunçada, fila do caixa lotado, e cliente sem paciência querendo falar só com o gerente 😅
Horário de almoço? Só por volta das 15h depois que o segundo turno começava.
E a tarde continuava.
E era mais pepino pra resolver, mais email pra responder.
Feedback pra passar, cliente pra driblar, e rezar pro chefe não passar na loja naquele momento, que o caos se instalava.
Tinha sábado que a meta de venda era de + de 6 dígitos. Pensa no tamanho da operação.
Às 20h eu saia da loja.
Só o pó da rabiola.
O natal não é nada fácil.
Mas no final tudo vale a pena.
Tô aqui torcendo pra você não surtar heheh!
Tá começando mas jaja acaba =D
Como é a sua rotina no natal? Conta pra mim!
Já tá preparada fisicamente e psicologicamente? 🔥